A crise do novo coronavírus (COVID-19) pegou de surpresa diversos setores da economia, incluindo o mercado imobiliário. Foi preciso se reinventar e adotar novas práticas que, mesmo após a pandemia, devem permanecer. Os profissionais que atuam no setor precisam ficar atentos às novas demandas e ao retorno gradual do isolamento social. Neste texto, trazemos algumas ideias para o mercado imobiliário em 2020.

Imobiliárias e profissionais mais criativos tendem a obter melhores resultados, sobretudo aqueles que conseguirem compreender o rumo que o setor está seguindo. Novas captações imobiliárias vão depender de como a recuperação econômica se dá, mas também de como imobiliárias e corretores se comportam. Então, já está comprovado, por exemplo, a importância da inovação tecnológica e da presença virtual para o bom desempenho do ramo de imóveis.

Além disso, a expectativa de estabilização econômica no começo do ano era devido a um cenário de reaquecimento do setor. No segundo trimestre esse fato ficou para trás. Uma nova realidade foi instaurada e, com ela, um contexto desfavorável no qual ainda estamos inseridos. No entanto, nem tudo está perdido e a retomada é tida como certa. A seguir, você confere as principais tendências imobiliárias de 2020 e como vender mais.

Entenda como está o setor imobiliário

Ideias para o mercado imobiliário em 2020 – Como vender mais?

No primeiro trimestre de 2020, o setor imobiliário teve uma alta de 26,7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os efeitos da pandemia já puderam ser sentidos em abril. Hoje, 79% das construtoras adiaram seus lançamentos. Esses dados são da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), divulgados recentemente. A pesquisa foi realizada em parceria com a Brian Inteligência Estratégia em 118 municípios brasileiros. 

Embora tenha sofrido uma retração, por ser considerado estável, o setor da construção civil deve ser o responsável pela recuperação econômica nos próximos meses. O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), por exemplo, é considerado o principal meio de financiamento de imóveis no país, representando mais de 50% no total de vendas. 

O que as imobiliárias e corretores de imóveis devem esperar para esse ano, portanto, é a continuação da retomada observada no primeiro trimestre. Isso, se os profissionais do setor estiverem capacitados para as novas demandas. A locação, compra e venda de imóveis, daqui por diante, deve seguir novas lógicas que envolvem, principalmente, soluções digitais. Na sequência, você confere as dicas tanto para as imobiliárias quanto para os profissionais da corretagem.

Imobiliárias: ideias para o setor imobiliário 2020

Os desafios de modernização de imobiliárias já estavam na pauta do dia muito antes da crise sanitária da COVID-19. Que era necessário se adequar a uma nova realidade, marcada sobretudo pela tecnologia e o crescente acesso à internet, já sabíamos. Isso ficou latente com a pandemia justamente por conta do distanciamento social, no qual locações e venda de imóveis precisaram ser feitas de forma remota. Diante desse cenário e do aceleramento do processo de modernização, muitas imobiliárias estão em uma corrida contra o tempo para se adaptar. Por isso, se você é dono de uma imobiliária que pretende ter uma atuação de longo prazo, é preciso ficar atento. Veja as três principais dicas para seguir: Automatize processos Os processos internos de uma imobiliária podem ser muito burocráticos e cheios de detalhes. É preciso simplificá-los e torná-los mais fáceis para seus funcionários e clientes. A automatização é uma forma de economizar tempo e encurtar os caminhos, além de melhorar tarefas fundamentais para o funcionamento da imobiliária. Portanto, é um passo importante para fazer uma gestão imobiliária eficaz. É possível utilizar aplicativos e softwares de gestão que podem te ajudar tanto na forma de lidar com clientes e documentos, quanto na parte financeira. Tenha um site inteligente O primeiro passo é pensar no seu site e como ele se comporta em relação a buscas e a outros dispositivos móveis. O site de uma imobiliária, muitas vezes, é por onde ocorre o primeiro contato com o cliente. Hoje em dia quem quer comprar ou alugar um imóvel costuma fazer a primeira pesquisa na internet. Por esse motivo o seu portal deve ser encontrável pelo Google, existem técnicas para melhorar esse desempenho. Além disso, as buscas internas do site precisam ser rápidas e inteligentes para que o cliente encontre o que procura. Outros fatores também podem ser pensados no quesito tecnologia relacionados ao site de imobiliárias. Eles devem ser adaptáveis para outras plataformas como celulares e tablets, por exemplo. Não se esqueça também de marcar presença nas redes sociais. Para isso, investir em marketing digital para imobiliárias pode ser uma ótima alternativa. Atendimento e visita virtual Essa é uma dica que vale tanto para o momento de pandemia pelo qual estamos passando quanto para depois disso tudo. Isso porque ter suporte digital no atendimento pode aumentar significativamente o seu número de clientes e interessados. Um exemplo que pode ser aplicado é o tour virtual. Equipes de fotografia e filmagens produzem imagens em alta qualidade dos imóveis em ângulos de 360 graus. Assim, os interessados podem ver o interior dos espaços sem sair de casa. Esse recurso tem sido usado pelas melhores imobiliárias e incorporadoras do país. Os chatbots do site de imobiliárias devem funcionar de forma adequada e inteligente. Da mesma forma, deve ser padronizado o processo de responder questões nas redes sociais e e-mails. Ter um bom serviço e produção de conteúdo para newsletter também é um caminho. Outra via apontada por inúmeros empreendimentos são os lançamentos virtuais e as vendas online. Porém, para que isso ocorra o atendimento remoto precisa estar em dia. Corretores de imóveis: ideias para o setor imobiliário 2020

Os desafios de modernização de imobiliárias já estavam na pauta do dia muito antes da crise sanitária da COVID-19. Que era necessário se adequar a uma nova realidade, marcada sobretudo pela tecnologia e o crescente acesso à internet, já sabíamos. Isso ficou latente com a pandemia justamente por conta do distanciamento social, no qual locações e venda de imóveis precisaram ser feitas de forma remota. 

Diante desse cenário e do aceleramento do processo de modernização, muitas imobiliárias estão em uma corrida contra o tempo para se adaptar. Por isso, se você é dono de uma imobiliária que pretende ter uma atuação de longo prazo, é preciso ficar atento. Veja as três principais dicas para seguir:

Ideias para o mercado imobiliário em 2020: Automatize processos

Os processos internos de uma imobiliária podem ser muito burocráticos e cheios de detalhes. É preciso simplificá-los e torná-los mais fáceis para seus funcionários e clientes. A automatização é uma forma de economizar tempo e encurtar os caminhos, além de melhorar tarefas fundamentais para o funcionamento da imobiliária. Portanto, é um passo importante para fazer uma gestão imobiliária eficaz. É possível utilizar aplicativos e softwares de gestão que podem te ajudar tanto na forma de lidar com clientes e documentos, quanto na parte financeira. 

 

Ideias para o mercado imobiliário em 2020: Tenha um site inteligente

O primeiro passo é pensar no seu site e como ele se comporta em relação a buscas e a outros dispositivos móveis. O site de uma imobiliária, muitas vezes, é por onde ocorre o primeiro contato com o cliente. Hoje em dia quem quer comprar ou alugar um imóvel costuma fazer a primeira pesquisa na internet. Por esse motivo o seu portal deve ser encontrável pelo Google, existem técnicas para melhorar esse desempenho. Além disso, as buscas internas do site precisam ser rápidas e inteligentes para que o cliente encontre o que procura. 

Outros fatores também podem ser pensados no quesito tecnologia relacionados ao site de imobiliárias. Eles devem ser adaptáveis para outras plataformas como celulares e tablets, por exemplo. Não se esqueça também de marcar presença nas redes sociais. Para isso, investir em marketing digital para imobiliárias pode ser uma ótima alternativa. 

 

Ideias para o mercado imobiliário em 2020: Atendimento e visita virtual

Essa é uma dica que vale tanto para o momento de pandemia pelo qual estamos passando quanto para depois disso tudo. Isso porque ter suporte digital no atendimento pode aumentar significativamente o seu número de clientes e interessados. Um exemplo que pode ser aplicado é o tour virtual. Equipes de fotografia e filmagens produzem imagens em alta qualidade dos imóveis em ângulos de 360 graus. Assim, os interessados podem ver o interior dos espaços sem sair de casa. Esse recurso tem sido usado pelas melhores imobiliárias e incorporadoras do país. 

Os chatbots do site de imobiliárias devem funcionar de forma adequada e inteligente. Da mesma forma, deve ser padronizado o processo de responder questões nas redes sociais e e-mails. Ter um bom serviço e produção de conteúdo para newsletter também é um caminho. Outra via apontada por inúmeros empreendimentos são os lançamentos virtuais e as vendas online. Porém, para que isso ocorra o atendimento remoto precisa estar em dia. 

Corretores de imóveis: ideias para o setor imobiliário 2020

Ideias para o mercado imobiliário em 2020 – Como vender mais?

Dentro do setor imobiliário, o profissional da corretagem tem grande destaque e é um dos mais importantes. Isso porque são eles, dentro de uma estratégia maior, quem vão atrás dos clientes e desenvolvem mecanismos para captação de novos compradores, locadores e locatários. Para ser um corretor de imóveis bem sucedido é preciso também se atualizar. Sabe aquele vendedor inconveniente que te manda mensagem todo dia? Não seja esse tipo!

Dentre as principais características de um bom corretor de imóveis estão a paciência, a persistência, a organização e boa habilidade de comunicação. Dentro de tudo isso, destacam-se ainda aqueles que sabem lidar com as novas tendências tecnológicas imobiliárias. Comece pela organização. Mapeie seus clientes e possíveis clientes. 

Uma vez que isso esteja elaborado, trabalhe em cima de categorias de clientes: prospects, clientes ativos, inativos e ex clientes. Dessa forma, será possível compreender as melhores formas de abordagem, pois cada um deles estará em uma fase diferente da venda. Separamos também três dicas para os corretores de imóveis. Veja:

Ideias para o mercado imobiliário em 2020 para corretores: Exerça a criatividade

Um corretor de sucesso precisa, antes de tudo, acreditar em si mesmo. Uma forma de manter a autoestima profissional em dia é exercitar a criatividade. Tente anotar todas as suas ideias em algum lugar visível para que você não se esqueça de colocá-las em prática. De repente você percebeu que determinada abordagem está funcionando mais que outras, por exemplo. Anote e faça testes para que você possa comprová-las e melhorá-las. 

Ideias para o mercado imobiliário em 2020 para corretores: Fique por dentro das novas tecnologias

Não se limite ao Word e ao Excel. É importante que o corretor de imóveis saiba manusear softwares de gestão imobiliária, aplicativos e consiga se comunicar de forma acertada no mundo digital. Crie um perfil profissional nas redes sociais e venda-se da melhor forma que conseguir. As plataformas digitais são ótimos instrumentos de trabalho e podem consolidar ainda mais as suas negociações. Marque presença online, inspire-se em páginas e perfis de profissionais do setor, tenha referências e mergulhe no mundo digital como forma de aprendizado.

 

Ideias para o mercado imobiliário em 2020 para corretores: Estude o mercado

O corretor de imóveis precisa estar atualizado. Compreender os momentos pelos quais o setor imobiliário passa é fundamental, pois assim você tem um panorama e pode utilizá-lo a seu favor. Recomenda-se que você leia sempre as notícias, não só do setor, mas de âmbito geral. Também é importante ler livros que despertem o seu lado criativo e mantenham o seu cérebro em constante evolução. Especialistas recomendam a leitura de pelo menos 10 páginas por dia.

Além disso, não se esqueça de si mesmo. É imprescindível tirar um tempinho para o lazer, fazer coisas que você goste para relaxar e recarregar as suas energias. Não é à toa que o autocuidado é um dos grandes assuntos do momento. Tente se alimentar melhor, praticar exercícios e dormir pelo menos sete horas por noite. O nosso corpo e mente precisam estar saudáveis para que a nossa vida também esteja. Lembre-se disso!

Essas foram algumas das ideias para o mercado imobiliário em 2020. Para o bom desempenho do setor a criatividade é fundamental . Atrelada às demandas por aprimoramento tecnológico e estratégias de vendas diante da crise, as chances de sucesso só aumentam. Pensar a imobiliária em um contexto macro e micro, na figura dos corretores, por exemplo, é indispensável. Assim como a compreensão do setor de forma ampla. 

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