Em um mundo cada vez mais veloz e que preza pela agilidade, o seu negócio não pode ficar preso no passado. Os hábitos de consumo mudaram bastante nos últimos anos e a imobiliária digital é um exemplo claro disso. Seu objetivo é cortar o tempo gasto na locação de um imóvel, tornando mais rápida a assinatura do contrato. Para que esse assunto fique mais claro, preparamos esse material completo. Aqui você encontrará as principais dicas para você conhecer as inovações para se tornar uma imobiliária digital.

Com a locação digital é possível encontrar o imóvel perfeito sem sair de casa. Após alguns cliques no smartphone, o interessado já tem acesso a imóveis que combinam com o seu perfil. Por isso, praticamente tudo fica na palma de sua mão. É uma forma de conquistar principalmente os jovens que estão interessados em um imóvel.

Mas, quais são as inovações para se tornar uma imobiliária digital? Essa dúvida é comum entre os empresários do setor. Então, é preciso contar com um site bem organizado e quem sabe um aplicativo específico, acelerando o processo.

O que é imobiliária digital?

Imobiliária digital é um termo que vem ganhando força nos últimos anos. A ideia principal é acabar com a burocracia que envolve o processo de locação de um imóvel. Dessa forma, as etapas podem ser desenvolvidas pela internet.

Inclusive a pandemia de COVID-19 levou este conceito também para as empresas que trabalham com a venda de imóveis. Portanto, hoje em dia não apenas a locação, como também a compra, pode ser feita online. Isso permite que os processos sejam mais velozes e atraentes para os interessados.

Podemos dizer que ainda é algo novo no mercado imobiliário brasileiro. Mas, aquelas que saírem na frente e apostarem neste modelo devem ser beneficiadas no futuro. Afinal, as pessoas fazem pesquisas pela internet e fechar contratos sem sair de casa é o próximo passo.

Em suma, uma empresa com este conceito usa informação e tecnologia para entregar uma rica experiência aos clientes. Tudo isso pensando na agilidade dos procedimentos e também na segurança das relações online.

Por que transformar a sua imobiliária em digital?

inovações para se tornar uma imobiliária digitalOs serviços disponíveis na internet costumam ser mais dinâmicos do que os encontrados nas lojas físicas. Desse modo, a experiência de locação online é mais vantajosa para os interessados. Dependendo do modelo adotado, é possível agilizar todos os procedimentos até a assinatura do contrato.

Os certificados digitais garantem segurança ao procedimento. Se é possível fazer uma locação sem sair de casa, por que o cliente escolheria outra opção? Com isso, as empresas que insistem apenas no modelo convencional sofrem com o avanço da tecnologia.

Transformar o seu negócio em uma imobiliária digital permite manter a empresa sustentável. As ações são feitas com mais rapidez e negócios são concretizados em menos tempo. Por isso, cada vez mais empresários têm apostado neste novo conceito.

Inovações para se tornar uma imobiliária digital: Tecnologia é fundamental

A imobiliária digital vai muito além de uma simples modernização tecnológica no seu empreendimento. Em primeiro lugar, é necessário que exista uma transformação na cultura interna. Dessa forma, a tecnologia deve ser usada para construir novas relações, experiência e vivências.

A tecnologia permite um atendimento personalizado aos clientes. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser inserida neste cenário em busca dos melhores resultados possíveis. Aliás, já existem máquinas que conseguem aprender com respostas e apresentar um ótimo desempenho.

Esse é um procedimento que pode demorar tempo para se concretizar. Talvez os resultados não sejam obtidos de uma hora para outra. Por mais que ter um site bonito seja o primeiro passo, este conceito é algo mais profundo.

Tenha cautela com as inovações para se tornar uma imobiliária digital

Esse processo exige uma boa estruturação para dar certo. O uso de inteligência artificial para mensurar os resultados é uma boa ideia. Mas, para que isso dê certo é preciso de um cadastro detalhado com as ações que serão realizadas pelo sistema.

A segurança é outro fato que precisa ser considerado. Afinal, as novas leis de proteção de dados são rigorosas. Bem como é importante pensar em transformações nos procedimentos internos.

Também é fundamental pensar na digitalização de documentos e automatização de atendimentos. Quando os processos repetitivos são automatizados os corretores ficam com mais tempo disponível para realizar atividades fundamentais.

Qualquer imobiliária pode ser digital?

Sim. O mundo não para e as inovações para se tornar uma imobiliária digital estão por toda a parte. Qualquer imobiliária pode rumar ao mundo digital e apostar nisso que hoje é tendência, mas que daqui alguns anos será obrigação.

As novas gerações crescem cercadas de tecnologia, essas pessoas não estão dispostas a esperar. Imagina ter que aguardar dias para visitar um imóvel ou receber um documento pelo correio. Esse procedimento precisa ser mais ágil.

Como fazer a transformação digital?

inovações para se tornar uma imobiliária digital

Essa mudança exige a participação de todos os envolvidos no negócio, para que as alterações saiam conforme o planejado. Assim, pense nos seguintes itens:

Cultura e organização

A mudança de foco pode ser a etapa mais difícil da transformação digital, porque pessoas estão envolvidas. A empresa deverá ter um posicionamento mais orgânico e adaptado.

Ferramentas digitais

As tecnologias escolhidas devem combinar com o estilo da sua empresa. Considere perguntas envolvendo o propósito do seu negócio e como entender a questão.

Conexões

Evite os ruídos na comunicação e foque no atendimento. Somente com tudo interligado é que a sua imobiliária poderá chegar ao nível digital.

Inovações para se tornar uma imobiliária digital: Diferenciais 

Por mais que seja algo amplo, tudo começa com o site da sua empresa. Ele precisa ser veloz e fácil de navegar. É necessário que as fotos possuam boa qualidade, mostrando diversos ângulo dos imóveis disponíveis. Aliás, vale a pena contratar um profissional para fazer estas imagens e garantir um bom resultado.

O tour 360 graus é um diferencial que o site do seu negócio pode contar. Dessa forma, o interessado conseguirá verificar todos os pontos do imóvel. É possível permitir que o usuário faça um tour pela rua usando o Google Maps. Estes são detalhes que devem ajudar o cliente na decisão sobre o imóvel pretendido.

Se o cliente gostar de um imóvel poderá agendar uma visita. Em seguida, todo o procedimento poderá ser feito pela internet. Hoje em dia é possível assinar contratos de maneira digital, sem a necessidade de ir até um cartório para reconhecer as assinaturas.

Contratos digitais

Os contratos digitais são ótimos para facilitar o processo de locação de imóveis. De fato, são regulamentados e válidos por lei. Apenas tome cuidado com os dados pessoais dos clientes, para evitar problemas.

Assim, basta preparar um contrato e enviar por e-mail aos interessados. Eles podem assinar por qualquer plataforma, como celulares, tablets ou computadores. A única necessidade é entrar no site e cadastrar a sua assinatura.

Trabalhe com serviços extras

Tente transformar a sua empresa, oferecendo serviços diferenciados. Alguns contratos possuem a obrigação de um seguro contra incêndio. A sua empresa poderá avaliar as opções disponíveis de uma maneira rápida e personalizada, por exemplo.

A sua empresa precisa tentar inovar neste setor. As imobiliárias não podem ficar paradas no tempo. Dessa forma, elas precisam oferecer serviços dinâmicos e agradáveis.

Essa questão não é das mais digitais. Mesmo assim, oferecer serviços extras é uma forma de conquistar o público. Principalmente os jovens, que odeiam perder tempo.

A Fix pode ser uma parceira do seu negócio 

Se você tem uma imobiliária e quer ficar por dentro de todas as inovações para se tornar uma imobiliária digital, podemos ajudar. A Fix é uma plataforma simples e segura destinada a consertos, instalações e manutenção residencial.

Podemos ser uma parceira do seu negócio, oferecendo todos os serviços extras em casas e apartamentos. Por meio do nosso aplicativo os serviços podem ser contratos em poucos cliques. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre este assunto!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Em conclusão, Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.