LUSTRE, luminária e ARANDELA. Como utilizar? - Fix App
Fix ligadoFix na mídia

LUSTRE, luminária e ARANDELA. Como utilizar?

By junho 13, 2019 No Comments

Uma boa iluminação é capaz de mudar completamente o tom de um ambiente. Se os olhos são a janela da alma por captar o mundo ao nosso redor, é a luz que nos permite perceber as coisas do seu modo mais bonito. Uma foto perfeita só é possível com a iluminação adequada. Pensando desse modo, você já parou para analisar o quanto a luz (ou a falta dela) influencia na beleza da sua casa?

Então, abaixo vamos deixar um guia de tudo àquilo que você precisa saber antes de mudar a iluminação da sua casa.

Um projeto adequado, feito sob medida, leva em conta a valorização da arquitetura, da decoração e acima de tudo, se preocupa em passar as devidas sensações de cada ambiente. Luzes e luminárias especiais podem deixar um quarto mais confortável (ótimo para dormir) e uma cozinha mais alegre (perfeita para socializar). Nesse processo, um profissional vai levar em consideração o espaço que será iluminado, a temperatura da luz e a quantidade de luminosidade necessária.

Para os não-habituados, acredita-se que boa iluminação é apenas adicionar mais pontos de luz e claridade. Mas uma boa iluminação vai além, se adequando à realidade da família, ao seu cotidiano, se ajustando aos seus gostos e horários de uso.

O momento ideal para se pensar num projeto é na construção do imóvel. Assim não há chances de erro. Porém, no início de uma reforma também é possível aproveitar o máximo de um projeto de iluminação. Deste modo, você terá não só mais eficiência, mas irá economizar consideravelmente, evitando retrabalhos. O projeto de iluminação deve ser desenhado logo após você ter em mãos as dimensões de cada cômodo. Pois, cada um destes terá um tipo de iluminação e isso faz com que seja procurada uma solução singular.

Nesse processo as peças mais utilizadas serão possivelmente os lustres, luminárias (ou pendentes) ou arandelas. Eles, quando bem escolhidos e utilizados, são capazes de criar um ambiente completamente novo.

Os Lustres

São capazes de elevar o luxo de um ambiente. Remetem ao requinte e sofisticação, mas não é tão fácil de ser combinado. Sua linha quase sempre remete ao clássico, ao rustico e por isso, não é facilmente harmonizado com peças extremamente modernas.

Lustres são suntuosos, alguns são verdadeiras joias, usando cristal, metais mais nobres e pedrarias delicadas. Por isso, merece seu devido destaque, sendo normalmente escolhido para ficar no hall de acesso ou sala de jantar. Normalmente ele não é responsável pela iluminação, servindo principalmente como um item de decoração. Sendo a iluminação feita por pontos de luz menores e camuflados.

Quando falamos sobre o tamanho do lustre, preferimos apostar na regra do “menos é mais”. Um lustre muito grande irá diminuir o cômodo, atrair atenção demais para a peça e quebrará o equilíbrio da decoração. Assim, escolha sempre um listre que tenha um diâmetro máximo igual à metade do tamanho da mesa.

Uma grande dica: Não use lustres na cozinha. Com o tempo, a gordura irá impregnar a peça e será quase impossível de fazer uma limpeza adequada.

As Luminárias

Se os lustres precisam de cuidados nas escolhas, as luminárias servem para praticamente qualquer situação. São versáteis, bonitas e caem bem com qualquer tipo de decoração. Há inúmeras categorias de luminárias, das mais simples e industriais, às mais requintadas e finas.

Algumas dicas gerais sobre uso de luminárias:

– Escolha um modelo que permita ajuste, subindo ou descendo o ponto de luz caso necessário.

– O topo da cúpula e o teto devem possui ao menos 20 cm de distância

– Quando for colocar em uma sala de jantar, uma luminária não deve ter um diâmetro acima de um terço do tamanho da mesa.

– Se for usar acima de mesinhas e aparadores, evite que ela seja maior que o móvel.

– A medida de distância entre a mesa e o pendente deve ser entre 70 a 90 cm. E 140 a 150 cm do piso.

– Nos criados mudos, uma luminária deve ficar entre 30 a 50 cm acima do móvel.

Arandelas

São pontos de luz fixados à parede em uma altura média que servem para ressaltar ou adicionar um destaque ao ambiente. Muito utilizado em corredores, lavabos e áreas externas. Há vários modelos no mercado (tartaruga, cúpula, up e downlight) e cada uma é utilizada de modo muito especifico.  A combinação de diversos tipos de arandelas, com diferentes aberturas de luz e materiais é aquilo que cria efeitos de iluminação incríveis. Buscando o máximo do conforto e requinte.

Por ser uma luz mais suave e direcionada, prefere-se sua utilização em locais fechados. Porém, ainda assim, podem ser usados em fachadas ou mesmo como guias, ao lado de passarelas.

Em ambientes amplos elas agem como charmosos pontos de destaque em locais específicos. Assim, chegamos à conclusão que as arandelas são versáteis, podendo ser utilizadas em qualquer tipo de ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre esses charmosos itens de iluminação e decoração, procure um profissional de sua confiança, faça um projeto e escolha os modelos que mais lhe agradam. Na hora de instalar, ligue FIX que resolvemos para você.

 

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP