O piso é uma das peças fundamentais da sua casa não é mesmo?  E você, sabe como cuidar dele? Assim, siga as dicas e mantenha seu porcelanato sempre novinho.

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico para áreas internas e externas, caracterizado por ter baixa absorção de água, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química. O investimento para colocar este tipo de acabamento no piso da nossa casa é acima daqueles usados com cerâmicas convencionais – mas o efeito e durabilidade compensam. Aliás, os modelos mais facilmente encontrados são os porcelanatos polidos, esmaltados e abrasivos.

Após escolher o revestimento cerâmico ideal para o seu lar, devido a grande disseminação e uso do revestimento, é comum surgirem dúvidas sobre como deve ser feita a manutenção e limpeza dos mesmos. Assim, alguns cuidados e precauções devem ser tomados quando se trata de limpeza do porcelanato. Porcelanato é um revestimento nobre e deve ser cuidado como tal. Abaixo algumas dicas de limpeza para que você mantenha seu porcelanato novinho.

Primeira Limpeza

-Tente fazer essa limpeza pesada logo após a instalação, no máximo até duas semanas depois da aplicação do rejunte. Assim será possível remover todos os resíduos do assentamento das placas. Além disso, use bastante água para soltar o grosso da sujeira.

-Use produtos específicos para limpeza, são encontradas com facilidade em lojas de revestimentos [como saponáceos cremosos ou produtos à base de cloro ativo. Nunca deixe secar no piso: enxágue bem antes disso.

-Se o piso ainda apresentar aspecto encardido, repita todos os passos.

Limpeza diária

O fator mais impactante é o cuidado diário. A limpeza deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados.

– Varrer com vassoura de pelos, ou aspirar com o bico que tenha escova, evitando arranhões;

– A solução pode ser feita com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água;

– Finalize com um pano seco, se quiser com um pouco de álcool.

– Para limpar o rejunte utilize saponáceo líquido cremoso. Nunca utilize o granulado pois poderá arranhar o piso.

A boa notícia é que os porcelanatos estão mais resistentes a cada dia.

Cuidados com os Produtos

Mesmo sendo altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados por produtos abrasivos ou mistura químicas inadequadas. Por isso sempre que possível, evite os produtos abaixo:

  •         Sabão em pó;
  •         Saponáceo em pó;
  •         Ceras;
  •         Escovas;
  •         Ácidos;
  •         Água sanitária;
  •         Soda cáustica;
  •         Acetona;
  •         Amoníaco.

Siga o básico, economizando agora e pra sempre 🙂

Cuidados Adicionais

Proteja os pés dos móveis com feltro e tenha cuidado na hora de mover os móveis.

– manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, devem ser removidas com detergente alcalino e com saponáceo líquido ou álcool. O mesmo é válido para manchas de vinho, café e refrigerante.

– Manchas de tinta devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente, como Thinner e água raz. Estes produtos também ajudam a remover resíduos de cal e cimento. Enxágue abundantemente logo em seguida.

– Limpe qualquer líquido derramado imediatamente. Isso evitará que o piso manche.

Tenha capachos grandes e de boa qualidade na entrada e na saída de todas as portas que levam ao exterior

Tomando essas precauções na hora da limpeza, você mantém o seu piso novinho por muito mais tempo, aumentando sua vida útil.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

baixe o app da Fix