Imagine que você vai até uma loja e compra um móvel que precisa. Ao chegar em casa, percebe que precisa montá-lo, mas não sabe como ou não consegue. E agora? O que fazer? A ideia de comprar móveis novos vem quase sempre acompanhada de entusiasmo e ansiedade. Porém, quando é um objeto que precisa ser montado, como cama, guarda roupa, cômoda, escrivaninha, muitas pessoas ficam na dúvida se irão conseguir fazer a montagem sozinhas ou se precisarão chamar um montador de móveis.

Alguns móveis são simples e práticos de montar, basta seguir as instruções dos manuais. Contudo, alguns objetos podem ser mais complexos para realizar a montagem. Pelo aplicativo da Fix você pode pedir uma ajuda profissional na hora de montar o seu móvel. A vantagem é que você não corre risco de danificar o objeto ou montá-lo de forma errada e ter prejuízos depois.

Porém, caso você queira fazer o trabalho sem ajuda de um montador de móveis, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Antes de chamar um montador de móveis veja o que deve ser observado durante a compra

No momento da compra é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas quando o móvel já estiver no ambiente em que será colocado. Afinal, pode ser burocrático o processo de troca do produto. O tempo de espera até o problema ser solucionado é mais uma dor de cabeça.

 

Portanto, confira quais os principais cuidados ao comprar um objeto antes de chamar um montador de móveis.

 

  1. No momento da compra verifique se o objeto é feito com um material de boa qualidade e se não é muito frágil. Escolher um bom móvel pode aumentar a durabilidade do mesmo. Preste atenção ainda no acabamento, ou seja, se as superfícies estão alinhadas e se não há avarias;
  2. Antes de comprar o móvel faça a sua medição para ter certeza que ele caberá no local escolhido para a montagem. Não adianta comprar um móvel e ao montá-lo perceber que é grande demais para o ambiente;
  3. É fundamental conferir as condições físicas do móvel e se todas as peças estão perfeitas. Por isso, faça testes ainda na loja abrindo e fechando gavetas, por exemplo;
  4. Confira com o vendedor todos os detalhes da compra e entrega, tal como garantia e substituição do produto ou peça. Tire todas as dúvidas e guarde os comprovantes e outros documentos;
  5. Em compras feitas pela internet o cuidado é redobrado. Tenha certeza que está comprando em um site confiável, se há garantia e opção de substituição do móvel.

Dicas gerais para fazer a montagem sem um montador de móveis

Depois da compra vem um momento muito importante que é a montagem do móvel. Como já dito, existem casos em que é possível fazer a montagem sozinho. Por isso, aqui vão algumas dicas gerais para fazer o processo.

Preparar o ambiente

O ambiente em que será colocado o móvel precisa ser preparado antes. Então, arrume o espaço para que não haja obstáculos que atrapalhe o trabalho. A limpeza do ambiente também é importante para não sujar ou estragar o objeto.

Escolher o local certo

Se você fez as medidas do espaço que será utilizado para colocar o objeto e tirou as medidas do móvel para verificar se cabe no local escolhido, então está tudo certo e você não terá risco de colocá-lo em um ambiente pequeno demais. Outra coisa para ser levada em consideração é a composição do espaço. Veja se aquele móvel é adequado a decoração do local.

Verificar a embalagem e as peças

Ao receber o produto verifique a embalagem, se ela não está violada, e as peças. Geralmente, nos manuais vem escrito à quantidade de parafusos e outras peças, por isso, faça a contagem delas.

Ler o manual antes

Não dá para montar um móvel sem antes ler o manual. Então, separe as partes do produto e leia as instruções de montagem. É importante ler quantas vezes for necessário até entender como se dá o processo.

Juntar as ferramentas necessárias

Após ler o manual e saber tudo o que é preciso fazer, junte as ferramentas que forem necessárias para o trabalho. Você pode precisar de uma chave de fenda ou martelo, por exemplo. É mais fácil começar a montagem com todos os equipamentos por perto.

Ter cuidado com os parafusos

Tenha cuidado com os parafusos, pois são pecinhas essenciais na hora da montagem. Eles podem vir de tamanhos diferentes, por isso, verifique onde cada tipo deve ser encaixado no local adequado. Os parafusos são peças que precisam ser colocados corretamente, ou seja, não podem ficar frouxos ou tortos.

Ficar atento às posições corretas

É preciso ficar atento às posições corretas de gavetas e portas ao montar esse tipo de móvel. Se certifique que está tudo alinhado e se não há falhas. Caso no manual tenha um desenho do produto montado, verifique se está igual.

Guardar a documentação

Guarde a documentação, pois você pode precisar se o produto apresentar algum defeito ou para comprovar que você fez aquela compra.

Estão foram algumas dicas para você ter autonomia e conseguir montar o seu móvel. Porém, se você sentir dificuldade pode pedir ajuda por meio do aplicativo da Fix. O trabalho do montador de móveis é imprescindível para evitar prejuízos e para que a montagem seja perfeita.

 

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Baixe o nosso app

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.
Visite o nosso Instagram