Motivar sua equipe de corretores imobiliários nem sempre é fácil. Estes profissionais estão sempre atrás de pessoas interessadas na aquisição de imóveis. Eles praticamente não param no escritório, mesmo assim é preciso arranjar tempo para conversar.

O mercado imobiliário brasileiro é muito competitivo. Então, basicamente qualquer ação que possa dar vantagem a sua empresa, deve ser colocada em prática. Dessa maneira, preparamos 13 dicas imbatíveis para motivar sua equipe de corretores imobiliários.

Se você fizer tudo direitinho, eles vão vestir a camisa da sua empresa e trabalhar ainda melhor. Veja agora nossas dicas:

1. Condições de trabalho

motivar sua equipe de corretores

Em primeiro lugar, é fundamental que as condições de trabalho sejam boas. Afinal, atuar sem as devidas necessidades torna impossível bater metas e atingir os objetivos propostos. De fato, as condições de trabalho atuam diretamente na motivação dos corretores imobiliários.

Assim, é fundamental que os corretores tenham equipamentos como:

  •       Computador;
  •       Calculadoras velozes;
  •       Aplicativos de comunicação com o cliente;
  •       Planilhas completas com os imóveis disponíveis.

Se o local de trabalho do corretor imobiliário colocar barreiras em sua atuação, dificilmente os resultados serão positivos. Então, o empreendedor deve verificar se todos os requisitos estão sendo atendidos. Caso a resposta seja negativa, é fundamental buscar formas de melhorar a condição.

A empresa deve ainda garantir telefones e sistemas eletrônicos que facilitem a jornada do profissional.

2. Transporte

Além de pensar nas condições do local de trabalho, é importante prestar atenção na mobilidade do corretor imobiliário. De fato, muitos profissionais da área trabalham para várias empresas. Desse modo, recebem comissões a cada venda realizada. Isso quer dizer que esse tópico não vale para eles.

Por outro lado, as imobiliárias, construtoras ou incorporadoras, que possuem contratos fixos, devem oferecer transporte para os profissionais. Ou seja, é importante que existam veículos disponíveis para que possam fazer viagens laborais e prospectar novos clientes.

Se não disponibilizar um veículo para os profissionais da venda de imóveis, garantir auxílio gasolina é uma boa ideia. Por fim, isso ajuda a manter os profissionais motivados e interessados no seu negócio.

3. Seja grato aos serviços dos corretores imobiliários para motivar sua equipe de corretores

Como motivar sua equipe de corretores imobiliários? Os líderes devem buscar formas de manter os funcionários engajados. Eles devem exercer a sua função de liderança com sabedoria, não basta apenas delegar funções. Enfim, a função de um gestor é fundamental no sucesso de uma empresa.

O líder deverá reconhecer quando um corretor imobiliário se destaca ou executa alguma atividade de maneira perfeita. É algo simples, basta fazer um elogio após a execução da atividade. Isso já basta para agradar essa pessoa e conquistar a sua simpatia.

Então, tente ser o mais generoso possível. O reconhecimento é algo que pode ajudar a motivar sua equipe de corretores. Tente enxergar os pontos positivos de cada um deles.

Se for para fazer alguma reclamação, chame no privado. Mas, quando for elogiar, faça isso na frente de todos. Sim, é algo que mostra a maturidade do gestor.

4.  Investimento para motivar sua equipe de corretores

motivar sua equipe de corretores

Quer ter o melhor time da cidade? Você pode investir nos profissionais. O mercado é dinâmico e sempre estão surgindo novas ferramentas e técnicas de vender. Assim, é fundamental que os profissionais da área estejam por dentro das novidades, para que não tenham suas ações prejudicadas.

Um trabalhador que recebe cursos bancados pela empresa tende a ficar mais motivado. Ele entende que recebeu um benefício e que terá estas informações para toda a sua vida. Além disso, terá mais capacidade técnica de atuar em um mercado tão competitivo quanto este.

O profissional da sua empresa poderá aprender sobre:

  •       Novos aplicativos para vendas;
  •       Dicas de abordagens;
  •       Como conquistar um cliente;
  •       Formas de potencializar as vendas com as redes sociais.

Isso pode ser adquirido por meio de palestras, workshop e treinamentos. Enfim, esse é um investimento que costuma trazer lucro rapidamente.

5. Flexibilidade de horários

Corretores imobiliários não são profissionais que devem ficar o dia inteiro em um escritório. É melhor permitir que eles tenham liberdade para procurar clientes. Além disso, costumam participar de reuniões com interessados em imóveis, o que toma boa parte do tempo.

Obrigar o corretor a cumprir uma jornada de trabalho padrão não é uma boa ideia. É melhor dar liberdade a eles, desde que entreguem os resultados desejados pela empresa.

6. Faça os profissionais se sentirem em casa para motivar sua equipe de corretores

Uma das ideias para motivar sua equipe de corretores imobiliários é inseri-los aos acontecimentos da empresa. É preciso fazer com que todos eles se sintam em casa. Então, apresente os números obtidos recentemente e fale sobre as metas.

Aproveite para conversar também sobre as novidades do mercado e como as tendências podem ser adaptadas para a empresa. É algo simples, que pode ser adotado no convívio diário entre as pessoas que fazem parte do time.

7. Trabalhe com metas

Corretores imobiliários são competitivos por natureza. As metas ajudam a deixar isso vivo no ambiente de uma empresa. Mas, é importante que as metas possam ser atingidas. Não adianta nada colocar algo praticamente impossível de bater.

Alguns gestores estipulam metas inatingíveis apenas para não pagar os trabalhadores. Isso é uma forma de deixar a equipe desmotivada. Afinal, se não será possível atingir a meta, por que tentar?

Por outro lado, quando as metas traçadas estão de acordo com a realidade, os colaboradores se dedicam mais para chegar lá. Assim, é possível oferecer gratificações para os profissionais envolvidos.

8. Permita que os corretores imobiliários possam crescer na empresa

Quando uma pessoa olha para o seu emprego e percebe que não conseguirá ir adiante na empresa, tende a não se dedicar. Por outro lado, quando ela vê que existe futuro neste cargo, dá o seu máximo em busca de uma promoção. Contudo, é importante que eles tenham a certeza dessa possibilidade.

Os profissionais que não possuem certezas sobre o seu futuro na empresa e crescimento profissional desempenham atividades com menos vontade. Afinal, isso é algo natural do ser humano, as pessoas ficam insatisfeitas e querem algo mais concreto. Por isso, é melhor permitir um cenário positivo de futuro.

9. Seja próximo dos colaboradores

Em primeiro lugar, é fundamental ganhar a confiança dos profissionais que trabalham com você. Então, é necessário conhecer a sua equipe e manter um bom relacionamento com eles. Assim, isso vai facilitar na hora de determinar qual corretor ficará responsável por cada atividade.

Além disso, o gestor deve ser uma pessoa aberta a novas opiniões. Não deve tratar os profissionais da empresa com grosseria e estupidez. Isso deixa o ambiente agradável, para que todos possam desempenhar atividades de uma maneira mais tranquila.

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente que beira a guerra fria, num local que está prestes a explodir. Cultive a relação com todos, isso será fundamental no sucesso do seu negócio.

10. Trabalhe com feedbacks

Os feedbacks servem para alinhar os resultados com os objetivos propostos para cada atividade. Então, podemos dizer que é uma maneira tranquila de informar aos corretores que o trabalho deles está sendo realizado com sucesso. Aliás, não importa se serão feedbacks negativos ou positivos, eles devem existir.

Os negativos servem como soluções para que as atividades sejam modificadas e exercidas de outra maneira no futuro. Enquanto isso, os positivos mostram que está dando certo e que os funcionários podem continuar dessa maneira.

Contudo, evite críticas pesadas ao firmar um feedback. Isso pode prejudicar a relação entre o gestor e o colaborador. Aliás, é preciso escolher as palavras certas neste momento.

11. Evite questionamentos pesados

Questionar quanto a ações tomadas ou não tomadas pelos corretores imobiliários não é uma boa ideia. É algo simples, basta pensar na hora de falar. Assim, uma pequena mudança na forma de dizer as palavras já deixa a situação mais tranquila.

Por exemplo, quando for questionar o funcionário, não diga que eles fez algo de errado. Prefira citar que você não foi claro ou que esqueceu de dizer o que deveria ter sido feito. Assim, o colaborador não ficará irritado.

12. Faça reuniões para motivar sua equipe de corretores

Algumas pessoas podem achar isso chato. Mas, as reuniões são interessantes para quem trabalha com o setor imobiliário. Elas ajudam a aproximar a sua equipe e indicam o que deve ser feito.

É interessante informar qual será o tema da reunião antecipadamente. É uma forma de deixar o clima mais leve entre os corretores, impedindo que a sua equipe de vendas fique ansiosa. Então, logo no começo da conversa é interessante optar por algum assunto leve, para quebrar o clima ainda tenso.

Assim que chegar um funcionário novo ao seu time, uma boa ideia é fazer uma apresentação. Dessa forma, a comunicação se torna melhor e ruídos são evitados. Bem como nas saídas de profissionais da empresa é importante que todos sejam avisados.

13. Estímulos diários

De fato, é importante que as cobranças sejam feitas todos os dias. Mas, não é só isso. As dicas aqui apresentadas precisam ser seguidas diariamente. Não adianta fazer uma reunião por ano e achar que está tudo bem.

Comece a conversar mais com os profissionais da sua empresa, passe confiança a eles. Demonstre a sua liderança e quando surgir um problema assuma a responsabilidade. Assim, eles vão perceber que existe um verdadeiro líder.

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta seus clientes aos melhores prestadores de serviços para consertos, reparos, instalações e manutenções.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!