Mudanças fazem parte da vida e devem ser encaradas com bons olhos, pois elas também nos ajudam a crescer. Quando moramos de aluguel, por exemplo, elas podem ocorrer com mais frequência e precisamos estar preparados para resolver algumas situações. Por isso, esse texto traz algumas dicas sobre o que fazer antes de entrar no imóvel alugado.

Os motivos pelos quais decidimos ou precisamos mudar de residência podem ser muitos: trabalho novo, um relacionamento e, entre outros, melhores condições de vida. Pode acontecer que a chegada de um novo integrante da família necessite de uma casa maior. Ou até mesmo a mudança para um bairro melhor porque a vida é outra.

Porém, antes de se mudar é importante prestar atenção em algumas questões para que seja possível evitar problemas desnecessários. Alugar um imóvel demanda planejamento, análise, escolha, cálculos e uma série de questões para que o novo espaço seja realmente o que se procura.

Foi pensando em te ajudar com essas questões que elaboramos esse texto, selecionamos alguns tópicos importantes a serem observados antes de entrar no imóvel alugado. 

Planeje tudo antes de entrar no imóvel alugado

Essa é uma lição que deveríamos levar para todas as áreas da vida: antes de fazer qualquer coisa, planeje. Dessa forma, a chance das nossas ações serem mais positivas e darem certo é muito maior. No caso do imóvel alugado, às vezes na urgência pode ser que alguma coisa passe batido. Mas, tente separar um tempo antes de se mudar para colocar as coisas em ordem.

Provavelmente você pesquisou bastante pelo novo imóvel para alugar, fez orçamentos em mais de uma imobiliária e conversou bastante com as pessoas antes de decidir. Esse momento anterior à locação é um pouco mais detalhado mesmo. No entanto, depois de ter feito a escolha da nova casa ou do novo apartamento, ainda é preciso esclarecer algumas questões.

É importante, em primeiro lugar, que você dê uma boa lida no contrato de locação e conheça as regras, incluindo as do condomínio, se houver. Isso vai te dar uma noção maior de quais são os seus deveres e direitos enquanto inquilino

Fique ciente das principais taxas, reajustes de aluguel e as principais cláusulas. Esse é o documento que vai detalhar a sua estadia, por isso, não hesite em questionar a imobiliária ou o dono do imóvel.

Lembre-se também que no Brasil a Lei do Inquilinato (8245/91) é um mecanismo que pode ser acionado em caso de abusos ou problemas mais graves. Isso porque ela é responsável pela regulamentação das relações de compra, venda e locação de imóveis no país.

 

Peça uma vistoria de entrada no imóvel alugado

Um ponto fundamental para quem está alugando um imóvel é pedir por uma vistoria de entrada. Esse não é um item obrigatório pela legislação brasileira, mas muitas imobiliárias já incluem em seus serviços. Se, por algum motivo, isso não estiver incluso no seu processo de locação, não hesite em pedir. 

Por meio da vistoria de entrada no imóvel alugado é possível ter um DNA do espaço e saber detalhadamente quais são as suas condições físicas. O laudo vai te dizer como está o estado dos pisos, das paredes, do teto, das portas e maçanetas, da área externa e tudo que compõe a residência. 

Dessa maneira, o inquilino tem plena ciência de como deve entregar o imóvel ao final da locação. Isso porque é um dever de quem aluga um imóvel entregá-lo da mesma forma em que encontrou. Assim como é obrigação do proprietário alugar um espaço em boas condições de uso.

A vistoria de entrada deve ser feita por engenheiros civis ou arquitetos, profissionais que têm autorização para emitir laudos técnicos de edificações e construções. Esse procedimento deve ser executado na presença do locador, locatário e fiadores (se houver). O laudo final consiste em um documento que detalha o estado do apartamento ou da residência por escrito e por imagens. 

Ao final do seu contrato, o proprietário ou a imobiliária também devem fazer uma vistoria de saída do imóvel. Nesse caso, para saber se o inquilino não precisa reparar nada, se tudo está conservado como no início da estadia. Esse mecanismo só pode ser realizado se houver o mesmo procedimento antes do inquilino entrar no imóvel.

Possíveis reparos antes de entrar no imóvel alugado

Após a realização da vistoria de entrada no imóvel alugado, avalie o laudo para saber se está tudo dentro dos conformes. É comum surgir a necessidade de reparos nesse processo. Como você ainda não entrou no imóvel, fica menos trabalhoso de realizá-los.

É bom deixar claro que esses reparos, se surgir a demanda, ficam por conta do proprietário, ele deve arcar com os custos. Se nas primeiras semanas após a sua entrada no imóvel aparecer algum dano que precise de conserto, deve ser reportado ao dono do imóvel. De início, é quem vai tomar as providências. É claro que se o problema for causado por você, a responsabilidade é sua também.

É por esse motivo que é tão importante pedir um laudo de vistoria de entrada. Com essa medida é possível evitar muita dor de cabeça que pode surgir. É por isso também que as pessoas preferem alugar com imobiliárias. Pois esse processo tende a ser mais profissionalizado do que quando a locação é feita diretamente com o proprietário.

Conheça os direitos do Inquilino antes de entrar no imóvel alugado

Alugar um imóvel pressupõe uma relação comercial entre duas partes. Uma pessoa interessada em usar um espaço e uma pessoa ou empresa interessada em receber pelo uso de um espaço que lhe pertence. Como em toda relação desse tipo, para que funcione, existem regras, que são os direitos e os deveres de ambas as partes.

No caso dos inquilinos, antes de entrar no imóvel alugado, é imprescindível tomar conhecimento dos seus direitos. O primeiro deles é o de que o imóvel precisa estar em boas condições para que alguém viva nele. Outro direito do locatário é estar isento de taxas extras condominiais. Ele só deve pagar as taxas administrativas, por exemplo.

Se o proprietário decidir colocar o imóvel alugado à venda e o inquilino tiver interesse, ele deve ter preferência na compra, segundo a legislação brasileira. Já no caso de benfeitorias ou obras urgentes por problemas anteriores à sua mudança, ele poderá ser indenizado pelos gastos. Fique atento aos detalhes para que você não tenha problemas.

Pequenas reformas antes de entrar no imóvel alugado

Uma vez que você já pediu pela vistoria de entrada e está tudo certo para a sua mudança, deixe o ambiente com a sua cara. Você pode fazer pequenas reformas ou decorar o imóvel alugado antes da mudança para evitar aquela bagunça toda. Entretanto, tome cuidado para não alterar a estrutura do local, tente mudar apenas o que você poderá desfazer ou levar com você depois. Veja algumas dicas:

Troque as chaves

Esse é um reparo importante de segurança, que deve ser feito antes de entrar no imóvel alugado. Troque as chaves da porta principal do apartamento ou da casa. Se houver mais de uma porta de acesso principal, mude todas. Vale também para portões. É importante fazer isso mais como uma medida de prevenção, para assegurar o bem estar da nossa família.

 

 

Pinte as paredes

antes de entrar no imóvel alugadoComo os imóveis geralmente seguem o padrão de paredes brancas, você pode escolher uma parede ou outra para dar uma corzinha. É uma forma de dar vida ao ambiente e conferir um caráter mais personalizado. Algumas formas de economizar na pintura é escolher uma parede só, pintar meia parede ou até pintar o teto.

 

 

Invista na decoração

antes de entrar no imóvel alugado

A decoração tem um poder enorme de transformar um ambiente. As dicas para decoração em imóveis alugados são inúmeras. Para deixar a casa mais aconchegante, pense em tapetes, cortinas, roupas de cama, almofadas, puffs. Dá para apostar também nas plantas, quadros, espelhos, organizadores e o que mais a imaginação permitir

 

 

Adeque a iluminação

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

A iluminação da nossa casa precisa atender às nossas necessidades. Ela é um recurso importante para o ambiente estar mais ou menos confortável. A iluminação tem o poder de mudar a aparência de um cômodo. Se você vai usar bastante o notebook em casa, por exemplo, esse espaço precisa ser mais iluminado para as suas vistas não ficam muito cansadas. Já se você quer ter um espaço mais para descanso, cabe uma iluminação mais baixa. 

Dependendo do que você precisa, dá para resolver com abajures, luminárias, arandelas e a escolha certa das lâmpadas. Caso esses itens não sejam suficientes, hoje em dia existem opções para não quebrar a parede: você pode utilizar eletrotubos e até fitas condutoras de energia.

Para todos esses serviços, a Fix tem profissionais qualificados, preparados para te atender de maneira rápida, desburocratizada e com excelência. Não hesite!

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

 

Atualizado em: