Quando você quer sair do seu imóvel alugado, algumas dores de cabeça podem aparecer, pois geralmente tem um turbilhão de coisas a serem resolvidas. Muitas vezes é preciso ir em busca de um outro imóvel, quando nem deu tempo ainda de resolver as pendências do lar atual.

Contratempos sempre podem surgir, mesmo o inquilino mais bem planejado de todos está sujeito a ter imprevistos na hora de devolver a casa ou o apartamento ao proprietário. Por isso, resolver burocracias pendentes do imóvel atual como o encerramento de serviços de internet e TV a cabo, ou mesmo a finalização de contas de água, luz e gás em seu nome podem render boas doses de estresse.

Os contratos de locação exigem, primordialmente, que os inquilinos entreguem o imóvel alugado da mesma forma em que o encontrou. Ou seja, a pintura precisa estar nos mesmos tons de cores e qualidade que estavam quando o locador entrou no imóvel, e itens como maçanetas e torneiras devem estar nas mesmas condições encontradas. 

Verifique as condições do imóvel alugado com antecedência

Caso você alugue o imóvel por meio de uma imobiliária, será realizada uma vistoria final, geralmente uma semana antes da finalização ou quebra do contrato. O ideal é que o espaço já esteja o mais próximo possível das condições iniciais, para evitar retrabalho, gastos inesperados e multas. Nessa etapa, o laudo da vistoria de entrada no imóvel costuma ser comparado com as condições atuais, e assim são listados os reparos necessários para a entrega.

Se, por acaso, tiver ocorrido algum dano na estrutura do imóvel, que tenha sido causado pelo morador, precisa ser reparado imediatamente. Isso não vale para desgastes ocorridos pela ação do tempo, coisas das quais o locador não pode controlar. Nesses casos, a manutenção deve ser feita pelo proprietário do imóvel alugado.   

Caso o inquilino tenha feito modificações na estrutura do local ou até benfeitorias que não tenham sido autorizadas pelo proprietário ou pela imobiliária, pode ser que seja necessário desfazê-los – nesse caso, vale sempre alinhar com o proprietário antes de tomar qualquer medida. 

Todas essas demandas levam tempo para serem planejadas e realizadas, além de significar também mais gastos. Por isso, é importante sempre planejar tudo com antecedência ou encontrar quem cuide disso para você.

Está chegando o dia da entrega do imóvel alugado e você ainda não sabe por onde começar? Fique tranquilo, temos aqui algumas dicas que vão clarear a sua mente e te dar uma direção. Respire fundo e vamos nessa.

Revisite o contrato antes de entregar um imóvel alugado 

Se você não sabe por onde começar e precisa entregar um imóvel alugado, comece lendo novamente o seu contrato de locação. Nele, devem estar detalhadas as questões que você precisa resolver para devolver a casa ou o apartamento.

entregar um imóvel alugadoQuando se resolve alugar um imóvel, o contrato assinado é a base para que não haja exageros nem que uma das partes saia em desvantagem. Segundo a Lei do Inquilinato, na hora da devolução das chaves, a residência precisa estar exatamente como foi encontrada, o que quer dizer que se você pintou as paredes de azul e elas eram brancas, elas vão precisar voltar a cor original. 

Uma dica importante na hora de alugar um espaço, seja lá para qual uso você for fazer dele, tirar fotografias antes da ocupação é uma boa maneira de saber como ele estava na hora da locação. Isso serve para tanto para moradia quanto para comércio. Tudo isso precisa constar no contrato ou no laudo da vistoria de entrada, caso uma imobiliária faça a gestão da sua locação, mas de qualquer forma, imagens podem ajudar a evitar problemas futuros. 

Contrato lido, faça uma listinha e você vai saber exatamente o que precisa ser feito antes de entregar um imóvel alugado. Por mais que a lista de afazeres, dependendo do caso, seja grande, você já vai ter como organizá-la a partir de então. 

Como organizar tudo antes de entregar um imóvel alugado

Depois que você se debruçou sobre o contrato e os termos de entrega das chaves, o próximo passo é pôr a mão na massa. Vale lembrar que é sempre bom prestar atenção sobre o que de fato é de sua responsabilidade, e quais consertos não devem ser realizados, assim você evita gastar dinheiro sem necessidade, além de minimizar a dor de cabeça de realizar consertos enquanto ainda está morando no imóvel. 

Portanto, se você está nessa situação, não tente dar um passo maior que a perna. Às vezes é melhor contratar um serviço que possa fazer todos os reparos necessários antes de entregar a atual moradia, para diminuir as chances de ter que correr com os reparos após a vistoria, quando o término do contrato já está muito próximo. 

A Fix é especialista no assunto e pode tirar essa carga das suas costas.

Como devolver um imóvel alugado?

  1. Contas em dia: certifique-se de que as contas de água, luz e gás estejam todas pagas. Você precisa se responsabilizar por elas até a data de desocupação do imóvel alugado. É preciso encerrá-las para que não venham futuras cobranças em seu nome. Não se esqueça também de cancelar possíveis serviços que tenha contratado como internet, linhas de telefone  e TV a cabo. Caso você pretenda continuar com tais serviços, é possível pedir a portabilidade para sua nova casa.
  2. Mudança: levar os seus móveis e pertences para a sua próxima moradia pode ser feito nessa etapa, ou até depois dos reparos internos. A melhor sugestão é que se faça isso o quanto antes, pois com o imóvel alugado vazio fica mais fácil de fazer reparos, pintura e limpeza. Vai ser preciso contratar um serviço de transportadora.   
  3. Manutenção interna: fique atento aos detalhes e confira se não existem problemas como vazamentos hidráulicos, instalações elétricas em desacordo, portas, janelas e maçanetas danificadas. Você também pode chamar um profissional especializado em fazer esse tipo de checagem com a Fix, solicitando o serviço de “Devolução de imóvel”. Nesse caso, um manutencista profissional faz uma visita gratuita no local e já faz um orçamento para todos os problemas que geralmente são identificados nas vistorias de desocupação. Assim, você consegue pagar um preço justo e se preparar com antecedência para resolver o que for necessário. 
  4. Pintura de paredes: feitos os devidos reparos nas estruturas internas de um imóvel alugado, é preciso pintar as paredes do local para que eles fiquem iguais a como foram encontrados. Essa é uma cláusula unânime dos contratos de locação, portanto, fique atento.
  5. Limpeza: após a coloração das paredes internas, será preciso deixar o ambiente limpo. Tome cuidado para não deixar manchas de tinta no piso, portas e janelas. Nesse caso, opte pelo básico: muita água e sabão. Caso o serviço seja muito pesado, considere a contratação de um profissional de limpeza como diaristas.

Boa parte desses serviços, como o transporte dos seus pertences para outra localidade, os reparos internos e a pintura das paredes, se contratados separadamente, tendem a ser mais custosos.

Rescisão de contrato: devolver um imóvel alugado antes do tempo

Atualmente, se um contrato de aluguel tiver um prazo definido de tempo, o locador não tem o direito de rescindi-lo, a menos que o locatário deixe de pagar o aluguel. No entanto, o inquilino pode se estiver disposto a arcar com as possíveis consequências disso.

Infelizmente, imprevistos podem acontecer quando alugamos imóveis. Pode ocorrer de ir morar em lugares muito barulhentos e não ter uma boa adaptação, assim como ter de se mudar imediatamente por conta de promoções de trabalho. São vários os motivos que podem nos fazer ter que desocupar um imóvel alugado antes do tempo.

Por isso, não se preocupe, sempre existe uma solução. Caso você tenha a necessidade de sair do local antes do prazo, será necessário o pagamento de uma multa. Geralmente, o valor da multa é proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou o que for estipulado judicialmente, se esse valor não for pago.

Quanto devo pagar na rescisão de contrato?

entregar um imóvel alugadoA quantia a ser desembolsada vai depender do quanto de tempo ainda falta para o fim do contrato. Quanto mais tempo faltar, mais alto será o valor. Sendo assim, o contrato de aluguel só deve ser assinado caso você tenha pelo menos a intenção de ficar até o final. Imprevistos no percurso poderão ser negociados. 

O inquilino só fica isento do pagamento da multa caso ele possa comprovar transferência de emprego para outra cidade. Ainda assim, é preciso informar ao locatário com 30 dias de antecedência, pelo menos. É bastante comum contratos de aluguel de 30 meses. Nesse caso, se houver um acordo de ambas as partes, essa multa pode se tornar inexistente a partir do décimo segundo mês. 

Uma outra situação é a seguinte: caso seja cumprido o prazo total do contrato e não houver nem a devolução do imóvel nem a cobrança dele por parte do locatário, esse mesmo contrato passa a ter prazo indeterminado e não se poderá cobrar multa. Todas essas informações estão descritas na Lei do Inquilinato.

Simplifique seu trabalho antes de entregar um imóvel alugado

Todo o procedimento que ocorre antes de entregar um imóvel alugado pode ser simplificado e rápido, caso você decida agilizar tudo com a Fix.

Temos uma equipe qualificada e de confiança, com os melhores profissionais do mercado para resolver todos os reparos necessários para que você entregue a locação em ótimo estado. Nossos serviços incluem instalações, manutenções, consertos e reparos.

É muito fácil solicitar nossos serviços. Veja como:

  • O cadastro é feito no site ou pelo aplicativo; 
  • Se estiver devolvendo o seu imóvel alugado, você pode selecionar a categoria Devolução de imóvel e terá uma visita de um profissional qualificado para avaliar o que será solicitado na vistoria final do imóvel. 
  • A visita é gratuita, e o profissional irá realizar os orçamentos ali mesmo para incluir no aplicativo. 
  • Você poderá pagar de forma segura, em até 4x no cartão, com cobrança só depois do serviço pronto, e garantia de 90 dias.

Graças ao desenvolvimento das plataformas digitais, é possível encurtar processos que levariam muito mais tempo. Antes de devolver um imóvel alugado, reparos, manutenções e possíveis consertos podem surgir de forma imprevista, muitas vezes atrapalhando o planejamento do inquilino.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito antes de entregar um imóvel alugado, assim como sabe dos nossos esforços em resolver tudo pra você, ficou mais fácil, não ficou?

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

 

Atualizado em: