A cidade mais populosa do Brasil é hoje uma das mais procuradas por quem está de mudança. O interesse em morar na capital paulista não é à toa, visto que São Paulo é o maior polo financeiro da América do Sul, o que reflete em mais oportunidades de emprego e ótimas opções de estudos. Além disso, o município conta com enorme diversidade nos quesitos lazer, vida cultural e noturna.

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo tem um caráter cosmopolita, pois possui moradores de dezenas de países e de todos os estados brasileiros, o que confere um perfil multifacetado aos habitantes. O PIB (Produto Interno Bruto) do município, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos na cidade, é hoje o 10º no ranking mundial e representa, sozinho, 11% do PIB nacional.

Muita gente se muda para São Paulo em busca da realização de seus sonhos, o que transforma ainda mais a experiência, pois ela vem com garra, força de vontade e idealização, quesitos fundamentais para quem deseja se realizar pessoalmente. Ter sempre em mente os seus objetivos é fundamental para que eles se aproximem cada vez mais do seu alcance.

No entanto, antes da mudança é preciso planejar tudo para não se perder no caminho. A principal questão a ser resolvida é encontrar um lugarzinho para morar. O custo de vida na cidade, como na maioria dos grandes centros urbanos, costuma ser elevado. Por isso, separamos algumas dicas com tudo o que você precisa saber antes de morar de aluguel em São Paulo. Vamos lá!

Como é morar em São Paulo

Muitas pessoas almejam morar em São Paulo para ter a experiência de viver em uma metrópole, onde tem praticamente tudo 24 horas por dia, e onde as pessoas podem viver diferentes estilos de vida sem que isso seja um problema. Se você faz parte desse grupo de pessoas, segue uma listinha com tópicos de como é morar em São Paulo.

Serviços

morar em são pauloSão Paulo tem muitos serviços 24 horas por dia. Restaurantes, bares, táxis e ônibus são sempre possíveis de encontrar o tempo todo. A popularização de aplicativos de serviços, como a 99 e a Fix, por exemplo, tem facilitado ainda mais esse processo. Embora o metrô não funcione 24 horas por dia (4h40 às 0h, aos sábados até 1h), existem algumas linhas de ônibus que funcionam de madrugada e sempre é possível chamar um carro particular por aplicativo a qualquer hora do dia. Deu vontade de comer um hambúrguer às duas da manhã? É possível.


Cultura e Entretenimento

A cidade tem muitas opções culturais como museus, exposições, salas de cinema, teatros, casas de show, bibliotecas, boates, centros culturais, parques e uma infinidade de alternativas. É possível encontrar muitos eventos gratuitos ou a preços populares. A vida cultural na cidade de São Paulo pulsa!

Estudo e Trabalho

A capital paulista costuma ter melhores oportunidades de emprego, visto que é sede para inúmeras empresas nacionais e multinacionais. Existem áreas na cidade conhecidas por serem pólos comerciais e abrigarem muitas empresas como a região da Avenida Paulista, de Pinheiros, do Brooklin, do Itaim Bibi e da Vila Olímpia. Para quem quer estudar, a cidade conta com universidades federais e estaduais, como a USP, a maior universidade pública da América Latina, além de inúmeras instituições privadas de ensino superior. Cursos bastante conceituados podem ser encontrados em algumas delas.

Gastronomia

Se a sua praia é o paladar, então São Paulo é o lugar certo. Você vai encontrar restaurantes com a gastronomia do mundo todo, muitas vezes com um toque brasileiro. Há opções para todo tipo de bolso, em horários diversos e com experiências inusitadas. Você pode, por exemplo, ir a um jantar suspenso no ar, observando a cidade de cima, sendo servido por Chefs super renomados.

Arquitetura

Conhecida pelos seus arranha-céus, São Paulo é um prato cheio para os apreciadores de arquitetura. O chamado “Centro Velho” comporta inúmeros prédios antigos tombados pelo poder público por seu caráter histórico, que são um verdadeiro primor. Alguns lugares interessantes para conhecer na cidade e apreciar a arquitetura são o Theatro Municipal de São Paulo, o MASP, o Sesc Pompeia, o Museu do Ipiranga, o Mosteiro São Bento, o Parque do Ibirapuera, a Pinacoteca, a Catedral da Sé, o Edifício Martinelli. A lista não para!

Diversidade de pessoas

Morar em São Paulo é ter um pedaço do mundo nas mãos, sobretudo se você decidir viver no Centro. A cidade atrai gente do país e do mundo todo, então você vai entrar em contato com todo tipo de pessoas, com culturas e modos de vida diferentes, o que pode ser um aprendizado gigante em termos de conhecimento, humanidade e respeito.

Onde morar em São Paulo

Conhecida como Terra da Garoa, por conta de seu clima propenso a épocas de chuva, São Paulo não concentra apenas a maior população do país, ela também é bastante grande territorialmente falando, são mais de 1,5 mil quilômetros quadrados. O município conta com dezenas de bairros e uma região metropolitana bastante vasta. Ou seja, tem opção para todo tipo de gosto.

É possível morar em bairros bastante urbanos, cheios de arranha-céus, mas também há opções para quem prefere casas, ruas arborizadas e espaços mais tranquilos. A cidade comporta ainda vizinhanças conhecidas pela vida noturna, outras por terem bons restaurantes, concentrar estudantes, universidades, empresas. Assim como a cidade, as opções de moradia são também vastas.

Preços

Passo importante na hora de alugar um imóvel em São Paulo é definir o quanto você está disposto e pode pagar em aluguel. Casas e apartamentos em bairros mais nobres e perto de estações de metrô em regiões centrais costumam ter valores mais elevados. Já o aluguel perto de estações de metrô mais afastadas costumam ser mais em conta.

Por exemplo, o aluguel próximo a estações como Paulista, Consolação e Pinheiros serão mais caros do que em estações como Itaquera, que fica na Zona Leste. Embora algumas sejam mais distantes do Centro, só o fato de estar próximo de um metrô facilita a mobilidade pela cidade e é um fator a ser considerado.

Uma pesquisa realizada mensalmente pelo Secovi-SP, o Sindicato da Habitação, mapeou o preço médio por metro quadrado do aluguel na cidade. O preço médio de um imóvel de 60 metros quadrados com um quarto, por exemplo, pode ter uma variação entre R$ 1,1 e R$ 2,8 mil reais, dependendo da localização, ou até mais se o condomínio tiver facilidades extras ou o apartamento estiver mobiliado, por exemplo.

É importante, então, definir os pontos negativos e positivos do local e, principalmente, o que você precisa. Se é morar perto do trabalho, ou numa região que tenha fácil acesso, próxima de shopping e centros de compras, etc. A partir de então, é preciso pesquisar o local ideal para você!

Dividir aluguel

morar em spCaso não seja possível dar conta do aluguel sozinho, uma opção é dividir a despesa. Se você for um estudante, pode procurar uma residência estudantil, uma república. Os custos podem cair consideravelmente. Um bairro com boas opções é a Cidade Universitária, onde fica o campus da Universidade de São Paulo (USP), a maior universidade pública da América Latina.

Se você não for estudante e também não tem condições de arcar com os preços de aluguel em São Paulo, pode tentar dividir os custos da moradia com algum amigo, um parente ou alguém próximo. Se não for possível, há algumas opções para alugar quartos em casas e apartamentos de outras pessoas ou pensões. Nesse caso, faça uma boa pesquisa e peça indicações.

Alugue um imóvel para morar em São Paulo e deixe-o com a sua cara

Depois que você fez todas as pesquisas e definiu o local onde você vai morar, agora é a hora divertida: deixá-lo com a sua cara. Pode parecer um pouco cansativo a princípio, mas é muito prazeroso ajustar o seu cantinho do jeito que você quer.

Nessa etapa, você vai precisar definir se vai colorir paredes, onde vão ficar os móveis, como vai ser a decoração, a iluminação. Pode ser que alguns imprevistos aconteçam, como o surgimento da necessidade de fazer pequenos reparos. Uma dica importante para que se economize dinheiro é negociar com o proprietário ou com a imobiliária descontos se você fizer reparos no imóvel alugado. Costuma ser benéfico para ambas as partes porque ninguém sai perdendo.

Para economizar ainda mais, você pode sempre pedir uma ajudinha para a Fix, nós cuidamos de todos os serviços que você precisar:

Usar a Fix é simples. Basta se cadastrar em nosso aplicativo, nos enviar vídeos, fotos, arquivos ou áudios do que você precisa e, imediatamente, te enviamos orçamentos e resolvemos as suas necessidades. Além disso, o pagamento pode ser feito no cartão e só será cobrado após a conclusão do serviço. Nossos prestadores de serviços passam por um processo de seleção rigoroso e são super confiáveis.

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.