PAREDE com texturas, como E ONDE usar - Fix App
Fix ligadoFix na mídia

PAREDE com texturas, como E ONDE usar

By maio 30, 2019 No Comments

Olá amigo FIX Lover,

É hora de falar tudo sobre texturas de parede, afinal, sabemos que toda casa sempre tem um cantinho esperando um mimo, um detalhe especial para elevar o conforto e harmonia.

Será que a textura de parede é o que você está procurando?

Descubra logo abaixo.

Como uma alternativa e com ótimo custo benefício, a textura de parede é capaz de deixar um ambiente muito mais bonito. A textura surge como uma das melhores opções para decoração.

Feita com uma base acrítica com a consistência de uma massa (parecida com massa corrida) que consegue chegar ao efeito pretendido com apenas uma demão.

Uma das características mais procuradas é a capacidade de cobrir várias pequenas imperfeições e em alguns casos, aumenta a proteção à parede.

Outrora um produto limitado apenas à áreas externas, principalmente de prédios e construções industriais, hoje as texturas são encontradas em diversas cores e diferentes tamanhos de grãos de quartzo (que garante os diferentes efeitos )

Para quem não decidiu que cor escolherá, a massa pode ser aplicada em cor branca e pintada futuramente.

É importante lembrar que as texturas vão garantir um toque marcante, chamativo, por isso, pense com cuidado antes da sua aplicação, quem sabe fazer um pequeno teste em uma área menor. A nossa sugestão é aplicar em um quadrado de 1x1m para avaliar se é exatamente aquilo que procura.

Mas não se assuste, parece um bicho de sete cabeças, mas não é!

Muita gente sem experiência alguma consegue encontrar na textura um meio barato de deixar a casa mais charmosa com suas próprias mãos.

Para te ajudar nessa empreitada, vamos deixar alguns pontos marcantes abaixo que precisam ser levados em conta para quem pretende usar essa técnica. Nós buscamos deixar em uma ordem, como se fosse um passo a passo para você mesmo aplicar a textura de parede da melhor forma, vamos a isso?

1 – Sua Segurança em primeiro lugar

Mesmo que não lide com ferramentas perigosas, aconselhamos o uso de luvas e óculos.

A textura possui produtos químicos que podem gerar um incômodo ímpar caso caia nos olhos. Além disso, tenha atenção especial caso use escadas e andaimes para alcançar os lugares mais altos.

Se possível, não faça o trabalho sozinho. Ter ajuda, além de deixar tudo mais divertido e rápido, aumentará sua segurança.

2 – Preparando o Local

  • Sem segredos maiores, o primeiro passo é deixar o local da aplicação devidamente preparado. Para isso, veja se a parede possui muitas irregularidades, umidades ou sujeira excessiva.
  • Faça os devidos reparos, caso possua imperfeições pode ser necessário o uso de uma lixa para retirar grãos e pontas soltas.  Então limpe a superfície com vassoura de cerdas macias e pano seco.

Assim como num processo de pintura, fita crepe e um pedaço de lona plástica com certeza irão lhe ajudar.

[ATENÇÃO]

  • Respingos de massa acrílica são chatos de serem retirados e podem danificar porcelanatos, móveis ou pisos laminados no processo. Tenha sempre o material para fazer a proteção do local de forma adequada.

Lembre-se de proteger tomadas, batentes de janelas e bordas de rodapés. Não tenha pressa!

Você nos agradecerá no futuro por essa dica.

Caso a parede seja de uma cor marcante, aconselhamos que você aplique um fundo branco, um selador, que garantirá um cor uniforme para a massa que será aplicada.

3 – Vamos a aplicação da textura

Muito importante: Siga sempre as instruções do fabricante para preparar a massa. A maioria delas já vem pronta, precisando apenas ser devidamente misturada.

Decida se quer um detalhe mais rústico ou acabamento fino. Cada um dos métodos exigirá ferramentas diferentes.

Materiais para aplicação:

Aconselhamos o uso de:

  • desempenadeiras (uma de metal e outra de plástico, ambas com 30 cm), duas espátulas (uma com 10 e outra com 15 cm),
  • uma trinca média,
  • fita crepe e lona plástica.
  • Um balde com água e panos também serão necessários.

Há texturas diversas feitas com rolos especiais. Nesse caso, não será preciso a desempenadeira de plástico, troque-a pelo rolo de sua preferência.

Usando a espátula de metal você pode aplicar a massa de cima para baixo, de fora pra dentro, do mesmo modo que se faz com a massa corrida. Vá fazendo áreas pequenas por vez.

O macete é não deixar secar demais, você precisa dar o tom da textura enquanto ela ainda está mole.

Uma vez aplicado, você usará a desempenadeira de plástico ou o rolo de sua preferência para dar a forma da textura pretendida.  Há outras técnicas para dar forma a textura, usando escovas, rodos e outros equipamentos; Isso poderá exigir maior conhecimento e experiência. Então, vamos nos focar no básico!

Nós sabemos que é sua primeira vez e, por isso, sua velocidade pode não ser das maiores. Então, se precisar, borrife um pouco de água na massa de textura com a trincha. Mas lembre-se, é bem pouca água. Isso te dará meios para conseguir moldar uma massa de textura que está seca demais.

O método mais fácil para um iniciante é utilizar um rolo de textura rústica. Com ele você não precisará de desempenadeiras e pré aplicação. Todo o processo ocorre usando apenas o rolo.

Ele será carregado, assim como no processo de pintura, então aplica-se a massa em sentido vertical e depois horizontal na parede pretendida. Então você irá finalizar com passadas leves na vertical novamente. Com isso você terá uma parede rústica, com pequenos pontilhados de massa prontos a receber a tinta.

Este método é muito utilizado em parede de locais externos ou prédios comerciais. Perfeito para ser aplicado em cima de paredes rústicas, sem precisar de um reboco fico, sendo capaz de esconder pequenas imperfeições sem muita dificuldade. Há massas de texturas para esse tipo de aplicação que já possui compostos impermeabilizantes na sua composição, sendo altamente indicado para locais com umidade.

Lembre-se, independente da técnica escolhida, não busque a perfeição e simetria. O mais importante é ter paciência e se focar apenas em deixar o local harmônico.

4 – Pintando a Textura

É aconselhável que você já use uma textura com cor e não a massa branca. Dessa forma, caso algo bata ou risque sua textura, você não terá uma área descascada com um risco branco evidente. Uma vez que toda a massa será da mesma cor, com um pequeno acidente, o destaque será muito menor.

No caso de optar por uma massa branca e pintar depois, o processo de pintura é simples:

  • Espere a massa secar realmente, para isso leia as instruções do fabricante.
    • O tempo médio é entre 48 a 72 horas.
    • Se houver pó, limpe com cuidado com uma vassoura de cerdas macias e pano seco.
    • O lugar já está protegido com fita crepe e lona plástica, logo será uma pintura de fácil execução.
  • Use um bom rolo de lã de carneiro.
  • Umedeça-o previamente e não o carregue com muita tinta.
  • Aplique a primeira de mão de forma leve, fina, para não fazer com que a tinta acabe cobrindo os pequenos detalhes da sua textura.

Após a primeira de mão, veja se ainda há furos, sulcos e cantos onde o rolo não alcançou e preencha cada destes pintando com o pincel.

5 – Consertando sua Textura

Assim como qualquer parede, para valorizar o ambiente por mais tempo, evite que móveis encostem, batam e lixem na parede. Para isso use calços e delimitadores nos pés dos móveis que estão próximos, evitando que eles encostem na sua textura.

Além disso, junto com a limpeza periódica da ambiente, varra sua textura com uma vassoura limpa, seca e de cerdas macias. Pequenas manchas de sujeira podem ser limpas com um pano úmido e outro seco. Limpe usando leve movimentos circulares.

Uma vez que tenha aplicado a textura, anote o nome ou cor utilizada, caso precise comprar uma igual, saberá qual será.

Esperamos que este conteúdo auxilie você a se arriscar e colocar a mão na massa para aplicar a textura de parede na sua casa e deixa-la ainda mais aconchegante.

Caso você não tenha tempo de aplicar a massa da textura, ou até mesmo não seja um daqueles adeptos ao faça você mesmo, nós podemos te ajudar a encontrar um profissional qualificado para realizar este serviço na sua casa.

Basta clicar no fim desse artigo para baixar nosso aplicativo

Tanto no site quanto no app são somente 5 passos simples para que chegue no seu email todas as informações, inclusive orçamentos com valores e custos, para realização deste e de outros serviços. Tudo isso sempre com o selo de segurança, qualidade e garantida Fix, pois…

Em um Fix você pode confiar!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP