Pintar a casa: Veja como escolher as cores para cada ambiente - Fix App
Fix Dicas

Veja como escolher as cores para cada ambiente

By setembro 20, 2019 No Comments

Antes de pintar a casa: que tal conferir as nossas dicas para escolher o tom para cada cômodo?

Você já reparou que nas decorações mais atuais, a cor das paredes interage com o ambiente? Seja num estilo clássico, contemporâneo, minimalista ou moderno. As tonalidades e formatos escolhidos para compor a decoração precisam ‘conversar entre si’ para que haja uma harmonização na casa. Portanto, é essencial pensar nisso na hora de pintar a casa. 

Existe no mercado uma grande diversidade de cores e texturas de tintas para paredes, com infinitas variações de tom. É aí que surge o desafio: como escolher e combinar a melhor opção para dar vida ao cômodo, sem exageros?  Para ajudar você a encontrar esse equilíbrio, a equipe de profissionais pintores da Fix preparou um conteúdo exclusivo sobre harmonização. Confira:  

Harmonia das cores na hora de pintar a casa

Esse termo é usado para classificar as cores que funcionam bem em conjunto ou sobrepostas. Trazendo assim, sensações de equilíbrio e conforto, tornando-se atrativas ao olhar.  Sendo assim, para encontrar esses tons que combinam, é possível utilizar o círculo cromático – também conhecido como roda das cores, que vai ajudar a fazer a escolha mais harmônica.  

 

O que é harmonização monocromática?

É um conjunto de diferentes tonalidades que derivam da mesma cor. Oferecendo assim uma sensação de conforto visual que proporciona combinações perfeitas. Exemplo: para quando for utilizar vários tons de vermelho (ou outras cores fortes da sua preferência) é interessante combinar com cores mais neutras, como cinza, preto, branco e off-white. 

(Foto: Divulgação – harmonização monocromática)

O que é harmonização análoga? 

Primeiramente, neste grupo acontece a combinação de uma cor primária com uma de suas cores vizinhas – vermelho, azul e amarelo. O resultado é uma harmonia vibrante para o ambiente, que passa a sensação de vida e felicidade. Uma dica, para não exagerar, é escolher poucos tons para compor a harmonização, totalizando dois ou três no máximo. 

 

Depois da teoria, vamos ver dicas simples de como escolher as cores certas para pintar a casa. Antes de decidir qual o tom, o certo é pensar sobre a decoração do ambiente e qual a sensação que você  gostaria de transmitir. Por exemplo, em um quarto de hóspedes ou mesmo no seu. Para transmitir tranquilidade e paz, as melhores combinações são as cores de tons frios: azul claro, amarelo pastel, bege ou tons de off-white. 

Para uma sala de estar ou onde queira passar aconchego e conforto. Portanto, para causar essa sensação, as cores mais apropriadas são o amarelo, tons quentes e terrosos. Nos ambientes que a ideia seja passar frescor, utilize tons de verde e azul. Se você tem escritório, sala de leitura ou uma biblioteca em casa, uma dica legal seria utilizar cores mais fortes, que representam a comunicação e criatividade.  

Cores e sensasões

Cada cor, textura e detalhe pode transmitir uma sensação diferente para os cômodos da sua casa, que podem variar de acordo com a aplicação escolhida. Mas não existe uma regra específica, sua escolha deve ser baseada em seu gosto pessoal. 

Vale lembrar então que, na hora de escolher a cor das paredes, é preciso levar em consideração o conjunto da obra: além da sensação que você busca, analise também se as cores e formatos dos móveis vão combinar com os objetos de decoração e detalhes do ambiente. A pintura precisa ser um complemento do cenário, sem chamar atenção por exageros ou se contrapor às outras tonalidades.  

Móveis + paredes coloridas 

Com certeza você já viu em algum lugar decorações com excessos de cores e muito carregadas. E isso acontece quando a pessoa opta por paredes coloridas com tons fortes, sem se preocupar com as cores dos móveis, e os objetos de decoração que vão compor o ambiente. O problema é que este exagero causa um “cansaço visual”, que é aquela sensação de desconforto, e deixa a impressão de lugar “brega”.  Bastante atenção na hora de pintar a casa!

Então, cuidado para as paredes não ficarem em contraste com todo o resto. Veja algumas dicas:

– Se a cor for forte e viva, como o roxo, verde escuro ou esmeralda, opte por móveis que sejam em tons neutros. 

– Os tons pastéis, frios e neutros combinam bem com detalhes e texturas em cores fortes.  

– Se você gosta do preto, é possível criar efeitos especiais e detalhes de bom gosto, como pintar uma parede de fundo para TV.

Papel de parede

Utilizar papel de parede para decorar o ambiente pode dar um charme especial, porém, é preciso ter cuidado para combinar a textura e os desenhos. Opte pelas cores próximas: é só verificar o círculo cromático. Se o papel de parede for colorido e com desenhos ou estampas, pinte a parede com a cor que menos aparece, assim o resultado será um efeito perfeitamente harmônico. 

Fix, sua solução na hora de pintar a casa!

Para renovar e pintar a casa, você pode contar com uma equipe de pintores profissionais que vão entregar o melhor resultado. O serviço é completo, eficiente e de qualidade! 

Baixe o nosso APP:  https://fix.com.br/download-app.html

Quebrou, queimou, estragou? Chame um especialista! Chame a Fix!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.