Há algum tempo, presenciamos a extinção de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que funcionem com 220 volts. Mas, afinal, o que é mais vantajoso ao consumidor: aqueles que funcionam com 110 ou 220? Quais as diferenças entre as tensões elétricas? Os aparelhos elétricos do nosso cotidiano funcionam em 110 V ou em 220 V geralmente e do ponto de vista técnico, não há diferença entre essas tensões. Aliás,  em todo o Brasil, a maior parte dos Estados oferece para a população a tensão elétrica de 110 V. Alguns, como Goiás (GO) e Paraíba (PB), oferecem 220 V.

Quais as diferenças entre as tensões elétricas?

Como já dito, não há diferenças técnica entre as duas tensões elétricas. Primeiramente, a forma como os aparelhos funcionam é igual que para ambas as tensões. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. Afinal, o consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento. O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo.

Vamos utilizar um exemplo simples: Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500). Se um chuveiro, também de 5500 W, for ligado a uma rede de 110 V, a corrente elétrica necessária para seu pleno funcionamento será de 50 A (50 x 110 = 5500). Repare que, mesmo que as correntes elétricas em cada caso sejam diferentes, o consumo de energia, em um mesmo intervalo de tempo de uso para cada caso, será o mesmo, pois ele está diretamente relacionado com a potência do equipamento.

O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento

Lembrando, W é watts, V é volts, A é amperes. VO consumo de energia é medido pela unidade quilowatt-hora (KWh), como consta na conta de luz. Então, uma vez que o quilowatt é uma unidade de potência, o que realmente importa é a potência consumida por cada aparelho e o tempo que os equipamentos ficam ligados.

Dessa forma, entendo que independente da tensão elétrica, os equipamentos funcionam com a mesma potência elétrica. Portanto, quanto ao consumo de energia elétrica, não haverá diferenças significativas entre 110 V e 220 V. No caso de aparelhos elétricos que transformam energia elétrica em calor, que é o caso dos aquecedores, ferros elétricos, secadores de cabelo, entre outros, a tensão de 220 V pode garantir um melhor desempenho para instalações elétricas que apresentam as mesmas características.

De forma resumida

Resumindo, tanto 110V ou 220V gastarão igual. Como já dito, na prática, não existe nenhuma diferença significativa entre um e outro. Pela mesma razão de usar correntes menores, o 220V consome um pouco menos — mas a diferença é realmente muito pequena, tanto que levaria décadas para ser sentida no bolso.

Assim, há Algumas vantagens para um lado, outras para o outro. Mas como toda questão difícil de se compreender, muitos mitos acabam aparecendo! Dessa forma, o importante mesmo é saber identificar e trabalhar com cada sistema disponível. Busque sempre adequar as instalações e usar os aparelhos corretos. Isso sim será aquilo que irá gerar economia de verdade!

 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer saber mais? Veja a a diferença entre lustre, luminária e arandela.

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP