Você já ouviu falar de sanitização de ambientes? Essa não é uma prática nova, mas tem se popularizado nos últimos meses. Isso por conta da sua efetividade nesse momento de pandemia que o mundo está enfrentando. Neste texto, você vai encontrar tudo sobre a sanitização de ambientes. Como ela pode ajudar no combate ao COVID-19?

Uma primeira questão que precisa ficar clara é que a sanitização não é uma simples higienização do local. Ela é uma profunda limpeza capaz de matar bactérias, fungos e ácaros. Por isso, esse tipo de procedimento faz o que a limpeza cotidiana de casas e estabelecimentos comerciais não dá conta.

Como estamos passando por um momento muito complicado no mundo com a pandemia do coronavírus. Muitas práticas tem sido testadas. A sanitização é uma delas e tem sido eficiente no combate. Além disso, com a utilização desse trabalho, é possível deixar espaços imunes por algum tempo. Veja os detalhes a seguir!

O que é a sanitização?

A sanitização de ambientes é um procedimento de limpeza profunda que pretende combater microorganismos. Com materiais de limpeza comuns do dia a dia não é possível realizar esse tipo de procedimento. Por isso, com a sanitização, combate-se a disseminação de alergias e doenças respiratórias. 

A ação desses microorganismos pode provocar muitas dessas doenças. Como bronquite, asma, rinites e resfriados. Além disso, essas doenças ainda podem ser agravantes em casos de COVID-19. Então, entre os benefícios da sanitização estão ainda a sensação de leveza e bem-estar aos espaços e a conservação de alimentos e objetos. Isso acontece pois esses materiais deixam de se deteriorar à medida que mofos e bactérias deixam de existir.

ANVISA e o Ministério da Saúde devem aprovar e indicar os produtos utilizados na sanitização. Essa pode ser uma estratégia de combate ao coronavírus. Aliada com todas as medidas indicadas que vão desde o isolamento social, higienização até a elaboração da vacina. 

No mundo todo a desinfecção de ambientes tem sido utilizada no controle da pandemia. Com agentes sanitizantes de vias públicas e áreas de circulação de pessoas. Principalmente em órgãos de saúde como clínicas, hospitais, unidades básicas, entre outros. 

Como é feita a sanitização de ambientes

A realização da sanitização de ambientes é feita por profissionais especializados e costuma ser um procedimento simples. Para que ela ocorra, é necessário apenas o isolamento do local durante a sua realização. Não é como uma dedetização, por exemplo, que pode exigir um dia inteiro ou até mais.

Por meio de aparelhos de alta tecnologia e equipamentos adequados de proteção individual, os profissionais aplicam o produto nas superfícies. Essa aplicação química forma uma película protetora nas paredes do ambiente para a proteção contra a proliferação desses microorganismos.

Após a aplicação, em poucas horas, as pessoas e os animais podem retornar ao ambiente. É importante, no entanto, ficar atento às propagandas falsas. Algumas empresas tem prometido uma imunização do ambiente por longos períodos, até meses. Quando na verdade, esse procedimento não faz milagres, dura apenas alguns dias, já que quando a circulação de pessoas é retomada, o risco de nova contaminação passa a existir. 

A utilização desse método é indicada para todo e qualquer ambiente, e é eficaz para qualquer lugar fechado. Ela é extremamente recomendada para estabelecimentos comerciais e locais que tenham circulação constante de pessoas. Ambientes como academias de ginástica e casas noturnas, por exemplo, precisam estar em dia com a sanitização. Assim como hospitais, fábricas, escritórios e empresas comerciais.

Manutenção da sanitização de ambientes

Embora a sanitização de ambientes seja uma arma eficiente não só no combate do coronavírus, mas também de vários tipos de microorganismos, ela não dura para sempre. É importante que, ao contratar o serviço, você tenha em mente que em até três meses será preciso fazer a manutenção. 

Em caso de ambientes com grande circulação de pessoas, é essencial ter a manutenção em dia. Além da limpeza diária recomendada por órgãos de saúde como a higienização com álcool 70%, água e sabão. Sem falar nos procedimentos básicos de segurança como o uso obrigatório de máscaras de proteção e o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas. 

Uma dúvida recorrente é se é possível fazer a sanitização sozinho em casa. É possível fazer sim, desde que você siga todas as normas de segurança, tenha todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e conheça bem o procedimento. Caso contrário, você estará fazendo apenas uma limpeza. Os produtos mais utilizados são os sanitários e desinfetantes. A ANVISA liberou a listagem dos produtos mais indicados

Você não tenha certeza se está preparado para fazer a sanitização sozinho? Então, é melhor recorrer a um profissional qualificado ou a alguma empresa do segmento.

 Parceria entre a Fix e Auxiliadora Predial garante a sanitização

É muito difícil hoje não pensarmos em como está a higienização dos ambientes, seja no supermercado, seja no retorno ao trabalho. Por isso, a nossa relação com a higiene e com os ambientes que frequentamos mudou radicalmente, até dentro de casa esse controle aumentou. Quem fazia a higienização de todos os itens depois do supermercado antes disso tudo? Pouquíssimas pessoas.

Em conclusão, muitas empresas têm ampliado sua atuação e atender às novas demandas surgidas com a crise sanitária. Pensando em aprimorar os nossos serviços, por exemplo, nós da Fix firmamos uma parceria exclusiva com a Auxiliadora Predial, de Porto Alegre. A parceria vai  proporcionar a sanitização gratuita de todo mundo que comprar um imóvel entre os dias 3 de agosto e 3 de setembro de 2020. 

A desinfecção será realizada por diversas empresas especializadas, sendo uma delas a Imunizadora Hoffmann, uma das mais competentes no serviço. A parceria inovadora mostra o poder da rápida transformação que estamos fazendo para acompanhar as mudanças do cenário de compra e venda de imóveis e adequar a essa nova realidade. Então, essa ação é mais um preocupação da Fix em manter em dia a segurança e manutenção da sua residência

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.