Nunca se falou tanto sobre empreendedorismo como nos últimos anos. As inovações tecnológicas têm sido grandes aliadas de quem tem levado seus projetos e sonhos adiante. Isso porque a tecnologia é uma facilitadora, basta ver as grandes startups de sucesso ao redor do globo. Porém, para obter sucesso no empreendedorismo é preciso empenho. Esse texto foi escrito para que você conheça as 5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Não basta ter uma boa ideia de negócio para que ele dê certo. O caminho que se percorre envolve muitos pormenores, que você precisa saber trilhar. É importante ressaltar que não existe uma personalidade naturalmente empreendedora. O empreendedorismo envolve estudo, observação, tomada de decisões, aprendizado. E ninguém nasce sabendo!

Quando observamos modelos de negócios de sucesso podemos pensar que a pessoa por trás tem o perfil certo, que ela foi feita para isso. Mas não é assim que funciona, o espaço entre o início e sucesso no mercado imobiliário geralmente não vemos, e é esse lugar que importa. O que é preciso construir? O que se deve aprender? Como agir? Em que se espelhar? 

Essas são questões que precisamos responder se queremos de fato entrar no mundo do empreendedorismo. A proposta deste texto é pensar quais são as principais atitudes que um empreendedor precisa ter ou aprender para o sucesso no mercado imobiliário. Vamos nessa!

Atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário:

1. Assuma riscos

5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Se formos pedir conselhos para empreendedores de sucesso no mercado imobiliário a resposta mais comum a essa seria algo como: assumir riscos. O que é 100% verdade. Investir em um negócio, tirar uma boa ideia do papel, sem saber de fato no que vai dar, é assumir um risco enorme.

E é por isso que uma das atitudes empreendedoras é a coragem de assumir riscos. Porém, não é para bancar o super-herói. O primeiro passo que você precisa tomar antes de assumir o risco é planejar. O planejamento é fundamental para que os riscos assumidos sejam menores. Isso porque o planejamento vai te dar uma visão mais ampla do que está sendo proposto.

Suponha que você queira abrir uma loja virtual de calçados de couro. O ideal é fazer uma extensa pesquisa sobre o seu público-alvo: quem é, onde vive, idade, gênero, por onde costuma fazer compras, comportamento, etc. Esses são apenas alguns tópicos, poderíamos estender para classe social, renda, estado civil, profissões, enfim, uma série de características. 

Dessa forma você saberia como direcionar a sua publicidade, por exemplo. Se o seu potencial consumidor for um homem de 30 anos que vive em São Paulo, não faria sentido direcionar anúncios no Rio de Janeiro. Assim, evitam-se riscos desnecessários. Portanto, assumir riscos envolve uma série de outras atitudes anteriores. 

2. Mantenha a disciplina em dia para o sucesso no mercado imobiliário

5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Quando pensamos em empreendedorismo estamos falando do processo de implementar novos negócios ou mudanças em empresas que já existem. Tem a ver com novidade, com mudança, com melhorias, inovação, visão de futuro. Pessoas que conseguem ter um pensamento empreendedor costumam ter uma capacidade de disciplina muito grande. 

O principal motivo para essa gana pela disciplina é a vontade de realizar. Pessoas com ideias diferentes, ainda que boas, tendem a ser tachadas como idealistas demais, às vezes até malucas. Na maioria das vezes elas só estão enxergando coisas que as pessoas não estão, muitas vezes por estarem na sua zona de conforto.

Nesse sentido, colocar em prática ideias que estão sendo desacreditadas demanda organização, disciplina. Para dar certo, é preciso empenho, trabalho duro e foco. É bastante comum quando lemos biografias de empreendedores de sucesso famosos mensagens sobre disciplina. Não é incomum essas pessoas terem rotinas muito bem definidas de trabalho, com hora para tudo, agendas muito bem programadas. 

É preciso traçar um plano de negócios, metas e correr atrás, cada segundo passa a contar. Muita gente acaba se espelhando nesses modelos e ficando meio paranóicas. Por isso, não entre em modelos que não te cabem. Não é porque aquele executivo milionário dorme quatro horas por noite que você também precisa dormir quatro horas por noite. 

Estabeleça a melhor forma para você. Não seja ludibriado. Inspire-se, mas seja consciente do que funciona no seu caso. Vai que você precisa dormir 10 horas por dia para produzir bem. A vida é diversa. Tente se responder qual é a sua disciplina e vá adiante para o sucesso sucesso no mercado imobiliário. 

3. Comunicação assertiva

5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Passo importante na hora de pensar o seu negócio é a comunicação, ela precisa ser assertiva. Não basta ter um negócio incrível, que traga as melhores soluções, se a sua forma de comunicar for errática. A maneira com que você transmite as informações precisa estar de acordo com a sua marca, com os ideais que ela carrega. Por meio da linguagem ela deve capaz de falar a língua do seu consumidor.

Hoje em dia é quase impossível ter um negócio de sucesso se ele não está na internet. As mídias sociais são ferramentas muito potentes para transmitir essa comunicação. Isso porque elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Com a popularização dos smartphones isso se intensificou ainda mais.

Portanto, é importante marcar presença na rede. Porém, não basta criar perfis nas redes sociais e ter um site, eles precisam estar adequados. Para isso, é preciso produzir conteúdo de qualidade, que transpareça a identidade da sua marca de maneira simples. A comunicação assertiva tem tudo a ver com a linguagem. 

Quando falamos em linguagem, não se trata apenas do português, da forma com que você vai falar apenas. Linguagem envolve fala, escuta, movimento, imagem, diálogo, interação, gesto. Ou seja, é preciso pensar tudo isso de uma maneira que faça o seu público se sentir parte. Vale para qualquer tipo de negócio e qualquer ambiente, seja o virtual ou o físico.

Se você tem uma loja física, por exemplo, e a sua comunicação na internet é incrível, cheia de seguidores, interações, interesse. Mas a sua loja física não é atraente, seus funcionários não estão motivados, a imagem criada na web não traduz a realidade, existe um problema. Problema esse que se não for solucionado, pode colocar tudo a perder.

A comunicação assertiva, portanto, é parte importante da atitude de um empreendedor. Ele precisa pensar sobre tudo isso e aplicar na realização da sua ideia. 

4. Seja estratégico

5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Uma das principais atitudes empreendedoras é pensar de forma estratégica. Tentar prever questões, situações, possíveis crises, projetar possíveis sucessos. Para ter essas respostas é preciso criar estratégia. 

Imagine que você tenha uma imobiliária. O mercado da imobiliária aluga apartamentos residenciais em prédios no centro de uma cidade. Quais são os possíveis problemas que a sua imobiliária pode prever que os inquilinos possam ter? Como você pode antecipar soluções? O que você pode fazer para os inquilinos te avaliarem de forma positiva?

Pensar em serviços estratégicos é essencial para sucesso no mercado imobiliário. De repente, a sua imobiliária pode firmar uma parceria com plataformas de manutenção residencial e pequenos consertos como a Fix. Isso poderia diminuir o valor do serviço para os inquilinos e levar uma solução adequada até eles. A imobiliária faria a ponte entre um chuveiro queimado e o conserto adequado. O cliente não precisaria levantar individualmente profissionais, cotar orçamentos sozinho, evitaria serviços mal feitos.

Esse é apenas um exemplo, é possível pensar estratégias para tudo. De repente você precise modernizar a sua imobiliária para que ela cresça e se adeque aos novos tempos. Esse caminho passa por pensar a atualidade também, é preciso estar presente no tempo. 

5.  Tenha objetivos

5 atitudes empreendedoras para o sucesso no mercado imobiliário

Agora que você já entendeu algumas das principais atitudes empreendedoras, provavelmente já deve ter pensado nas metas. Elas são essenciais, são os objetivos pelos quais o seu negócio precisa buscar. Quando você for elaborar o seu plano de negócios, as metas precisam ser definidas.

Os objetivos precisam sempre ser repensados à medida que você reavalia o seu negócio. Por exemplo, imagine que você colocou uma meta de lucrar em dobro daqui um ano para poder abrir uma nova loja. Faça uma análise pelo menos mensal da sua receita. Se no meio do caminho você entender que não vai alcançar a meta, é hora de repensar a estratégia e, consequentemente, a meta.

Os objetivos mudam conforme as coisas vão acontecendo. Tente não se frustrar, pois no mundo do empreendedorismo tudo é um pouco volátil. Às vezes a culpa não vai ser nem da sua estratégia. Olha só o momento pelo qual o mundo está passando, por exemplo. Estamos diante de uma crise sanitária e econômica que ninguém poderia prever no início do ano. Esse tipo de coisa atrasa o alcance dos objetivos inevitavelmente. 

O que fazer quando esses percalços aparecem? Reveja o seu modelo de negócio, tente se adequar os novos tempos. Empreendedores precisam ter a sagacidade de entender quando é hora de ir adiante, e quando é hora de fechar para balanço. Os objetivos não podem ser fixos, eles precisam sempre estar em movimento e sendo repensados conforme as necessidades.

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